INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Vice-Governadoria do Estado do Piauí
Themístocles projeta laboratório de análise de água mineral em Esperantina
02/06/2026 - 13:14  
  
Twitter 
Google+ 
Reunião IFPI

A implantação da unidade do Instituto Federal do Piauí (IFPI) em Esperantina ganhou um importante reforço nesta semana. Durante visita à reitoria da instituição, o vice-governador Themistocles Filho anunciou a doação de um hectare de terreno pela Prefeitura de Esperantina para a ampliação da construção do campus no município. Segundo ele, o terreno foi uma doação de um empresário local feita à Prefeitura que repassou para o IFPI. 


A reunião contou com a presença do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, da prefeita Ivanária Sampaio e do reitor do IFPI, Paulo Borges.


Segundo o vice-governador Themistocles Filho, a iniciativa representa um passo importante para o fortalecimento da educação e do desenvolvimento regional.


“Estamos consolidando um sonho da população de Esperantina e de toda a região. A chegada do IFPI vai ampliar oportunidades para os jovens e impulsionar o desenvolvimento econômico e social de toda a região ”, destacou.


Durante o encontro, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio anunciou que pretende destinar recursos para a implantação de um laboratório especializado em análises voltadas à captação de água mineral.


“Já estamos trabalhando para viabilizar uma emenda parlamentar que permita a instalação desse laboratório. Será um investimento estratégico para a pesquisa, a inovação e para o aproveitamento do potencial hídrico da nossa região”, afirmou o parlamentar.


O vice-governador ressaltou ainda que a estrutura permitirá maior agilidade nos estudos técnicos realizados no estado.

“Atualmente, algumas análises podem levar anos para serem concluídas. Com um laboratório especializado funcionando na região, teremos mais rapidez, eficiência e suporte científico para novos projetos”, explicou.


Para o reitor do IFPI, Paulo Borges, o novo campus e a futura estrutura de pesquisa representam um marco para o Norte do Piauí.

“Estamos falando de um investimento que fortalece a educação profissional, a ciência e a inovação. O processo de implantação segue avançando, e a expectativa é que, em breve, possamos concluir as etapas necessárias para a chegada de professores e servidores”, afirmou.


A prefeita Ivanária Sampaio agradeceu o apoio dos empresários envolvidos na doação da área e destacou os benefícios que o empreendimento trará para a população.


“Esse é um momento histórico para Esperantina. Agradeço a todos que contribuíram para tornar esse projeto possível. O IFPI vai abrir portas para milhares de jovens e gerar oportunidades para toda a nossa região”, declarou.


Com a doação do terreno formalizada e novos investimentos sendo articulados, a expectativa é que a implantação do campus do IFPI represente um importante vetor de educação, pesquisa e desenvolvimento para o norte do estado.

Vice-Governadoria do Estado do Piauí
© 2016. Todos os direitos reservados.