INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Vice-Governadoria do Estado do Piauí
Discurso de posse
Vice-governador Themístocles Filho
 


Exmo. O Sr. Presidente ____________________________________________
Telespectadores da TV ASSEMBLEIA, Ouvintes da FM ASSEMBLEIA,
Povo do meu Piauí,

Ontem, último dia do ano de 2022, renunciei ao cargo de presidente desta casa, cargo que ocupei, com muita honra e responsabilidade, por 18 anos consecutivos, em 9 mandatos que me foram dados por meus amigos deputados e amigas deputadas.
Ontem fechei um ciclo marcante na minha vida pessoal e na minha atividade pública.
Hoje ingresso em outro desafio, também de muita importância, no posto de vice-governador do meu Estado, como resultado de uma união do nosso partido, o MDB, com o PT, partido do presidente Lula que assinou a outorga da nossa TV Assembleia e logo mais a tarde tomará posse em

 Brasília novamente como nosso Presidente da República, e que é também o partido do nosso governador Rafael Fonteles, que neste momento também é empossado.
Peço permissão para falar um pouco sobre a nossa trajetória nesta casa.
Todos sabem que meu pai, Dr. Themístocles Sampaio, foi minha grande inspiração e que minha mãe, Dona Anatália (que está aqui, presente) sempre foi a minha maior base.
Com essa inspiração e com essa base, eu cheguei a esta casa em 1987 após renunciar ao mandato de vereador da nossa capital.
Era a realização de um sonho, pois meu pai havia passado por aqui e foi cassado pela ditadura. Eu sentia que era um resgate que estava sendo feito, mas que eu também teria que construir a minha própria história a partir daquele momento.

 E assim segui. Passei a servir ao meu Piauí com entusiasmo, mas com meu estilo moderado, buscando incessantemente a união e a parceria.
Por todo este caminho, me afastei da discórdia e da desunião. Procurei construir novas amizades e fortalecer os laços com as já existentes. A atividade parlamentar me encantou desde os primeiros dias que a exerci, muito menos por discursos, como o que faço hoje, e muito mais pelo diálogo do dia-a-dia e pelas soluções que damos aos problemas que afetam a nossa população.
Em 1994, no meio dessa caminhada, aprendi muito com o fato de ter ficado na suplência. Eu sempre digo que é nessas situações que mais aprendemos.
Na eleição seguinte, em 98, conseguimos retomar nossa caminhada, com sucessivas novas vitórias, até que, fui surpreendido no último dia do ano de 2004 com um AVC que me tirou do mundo por 15 dias.

 Fiquei em coma e fui submetido a uma cirurgia delicada pelas mãos do neurocirurgião Dr. Benjamin do Vale e fui salvo pelas mãos de Deus, através dele.
Naquele momento, eu já era chamado pelos meus colegas a ser candidato à presidência desta casa. O presidente à época era o meu amigo e então deputado Kleber Eulálio e ele já dava a sua missão como cumprida.
Tão logo fui me recuperando, fui conversando com cada deputado e deputada e aos quinze dias do mês de fevereiro de 2005, alcançamos a vitória. Ali se iniciava a minha trajetória como presidente desta honrada casa.
Ainda passei alguns meses em repouso, após a posse, mas tão logo fui liberado pelos médicos eu procurei dar o tom do que seria a nossa gestão.
O desafio era seguir cumprindo a missão de deputado e, ao mesmo tempo, cuidar dos destinos da Assembleia, fortalecendo-a como uma Casa plural e democrática.

Com o apoio de uma equipe muito dedicada iniciamos um processo de modernização e de maior aproximação da Assembleia com o povo do Piauí.
Começamos pela estrutura física do setor médico da Assembleia Legislativa, ainda no ano de 2005 com sua ampliação e reforma completa.
Se AVANÇAR era o nosso objetivo, ainda no ano de 2005, autorizei a execução do projeto de um prédio anexo que melhorasse a distribuição dos setores. Demos ordem de serviço e concluímos em prazo recorde esse belo anexo de 03 andares que hoje já faz parte da rotina desta casa.
Como parte do anexo construímos um belo cine-teatro, com toda a estrutura de acomodação, climatização, som e luz próprios. Hoje é um local que abriga as mais diversas manifestações culturais, além de eventos da própria assembleia e de diversas outras instituições. Mas era preciso avançar e dar melhores condições de trabalho a todos. E foi assim que também iniciamos a reforma do Palácio Petrônio

 Portela. Este prédio principal tem hoje suas áreas comuns, gabinetes de deputados e plenário, todos reformados. As demais áreas também.
Seguimos em frente com nossa vontade de fazer mais e melhor como presidente.
Levamos a nossa Assembleia ao posto de destaque nacional, quando decidimos criar a FUNDALEGIS, a fundação do poder legislativo e, através dela, além de realizar dezenas de cursos de formação de mão de obra, gratuitamente, também tornamos realidade um sonho tido por muitos como impossível que foi colocar no ar uma emissora de TV, em canal aberto, com longo alcance para todo o Estado do Piauí. Esse sonho se tornou realidade após intensa batalha burocrática e política entre Brasília e o Piauí.
A TV Assembleia do Piauí entrou no ar em sinal aberto em 06 de junho de 2007, os estúdios foram montados inicialmente no prédio anexo e os nossos transmissores no bairro Monte Castelo // ali se iniciava mais um dos grandes momentos da história desta casa.

 Desde o seu primeiro dia no ar a TV Assembleia já passou a transmitir, ao vivo, as sessões ordinárias da casa. Deputados e deputadas passaram a contar com mais esse elo de ligação com o cidadão e a cidadã piauiense.
Ainda em 2007 também inauguramos o Setor de Fisioterapia da Assembleia Legislativa. Logo em seguida, no ano de 2008, foi inaugurada a Escola do Legislativo Piauiense Professor Wilson Brandão que em parceria com a Universidade Federal do Piauí e o Instituto Federal do Piauí, rompeu barreiras e se instalou na periferia, levando cursos para pessoas carentes de diversos bairros da capital. Hoje já vamos além disso: a Escola do Legislativo promove formação de nível superior, qualificando e reciclando os servidores desta casa.

Chegando ao ano de 2010, destaco a reforma que fizemos na biblioteca, modernizando-a inteira, passando a usar recursos tecnológicos de última geração e o principal: abrindo as suas portas para o público em geral.

 Poucos anos depois, já em 30 de junho de 2014, conseguimos construir um espaçoso, moderno e funcional prédio no próprio bairro Monte Castelo, é lá onde fica hoje instalada toda a estrutura da TV Assembleia do Piauí, que carrega em sua marca a história de ser a primeira emissora legislativa em canal aberto do Brasil e também de oferecer uma estrutura física de destaque. É neste novo prédio que fica também a sede da FUNDALEGIS e onde temos uma bela estrutura de lazer com o anfiteatro Rubens Aragão além de um campo de futebol para toda a comunidade. São avanços como estes que nos fazem sermos hoje referência para assembleias legislativas de vários estados brasileiros.
No ano de 2016, registro a inauguração do posto do PROCON ASSEMBLEIA, que fica logo aqui ao lado da Escola Cidadão Cidadã e hoje também oferece atendimento no prédio anexo do ministério público na zona leste de Teresina. O PROCON ASSEMBLEIA tem prestado um excelente serviço para toda a sociedade. Em um ano apenas de atendimento, tem batido todos os recordes, tendo aproximadamente 10 mil atendimentos com um índice de resolução que chega a 86%.

 Não poderia deixar de listar que também conseguimos realizar o sonho de colocar no ar a Rádio FM Assembleia, com equipamentos modernos, de última geração, seguindo os mesmos passos da TV, que é o de trazer uma maior aproximação da assembleia com a nossa gente .
Por fim, quero registrar que a assembleia do Piauí hoje dispõe de um site moderno que é exemplo para todo o brasil, modelo para a INTERLEGIS, programa do senado federal, através do qual, nossa equipe já capacitou e contribuiu com a instalação de portais em mais de 200 câmaras municipais em todos os estados da federação, contemplando em sua plataforma todas as informações sobre atividades diárias dos parlamentares e comissões.
E mais: todos os documentos históricos, até então, físicos, que estavam em risco de serem destruídos, foram 100% digitalizados, o que significa que se tornaram eternos e facilmente acessíveis pelos setores desta casa, pelos parlamentares e para toda a sociedade através do nosso portal. Afinal, o que é importante para o Piauí passa por aqui e ficará sempre bem registrado.

 Quero aqui também me dirigir ao nosso novo governador Rafael Fonteles:
Meu amigo Rafael, primeiro teresinense a ser governador do nosso estado, com apenas 37 anos. Quando, durante a nossa campanha, eu falava com as pessoas que o amigo terminou seu curso de matemática na Universidade Federal do Piauí, que dura normalmente QUATRO anos, em apenas DOIS, e que suas notas em todas as disciplinas foram máximas, sempre nota DEZ, resultado este que nenhum outro aluno daquela instituição alcançou até os dias de hoje.
Nós percebemos no olhar de cada cidadão e cidadã ao receber esta informação, a felicidade e a expectativa de ter um governador tão jovem e preparado. Com certeza Rafael, com sua humildade, inteligência e capacidade, VOCÊ será um dos maiores governadores deste estado!

Encerro minhas palavras agradecendo a todos que me apoiaram nesta jornada.

 Que cada um saiba e leve consigo a minha gratidão eterna por essa linda caminhada que fizemos juntos.
O servidor da assembleia sabe que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para que pudesse e possa ter as melhores condições de trabalho e remuneração.
Desejo toda sorte aos próximos presidentes e mesas diretoras, desejando que nunca parem de sonhar e realizar.
Fizemos muito, mas ainda há muito por ser feito.
Que a palavra de ordem seja AVANÇAR.
Nunca devemos nos acomodar.

Nesta casa, ficará muito de mim. O meu sangue correrá nas veias deste lugar também através do meu filho, Dr. Felipe Sampaio, que terá a missão de seguir honrando o sobrenome que carrega e a história que representa.

 Agradeço a minha família por todo apoio.
A minha mãe Anatália, aos meus irmãos, a minha esposa Ivanária, aos meus filhos Marcos Aurélio, Felipe e Lorena e a minha amada neta Sophi.
Sigo para minha nova jornada, ao lado do governador Rafael Fonteles, pedindo ao nosso Deus que nos guie na missão de cuidar mais e melhor dos nossos irmãos piauienses.

Muito obrigado!



Vice-Governadoria do Estado do Piauí
© 2016. Todos os direitos reservados.