Um dos pontos abordados foi a estiagem que atinge diversos municípios piauienses. Apesar das recentes ocorrências de chuvas esparsas em algumas regiões, o vice-governador ressaltou que o governo tem atuado de forma preventiva. “Estamos implementando soluções imediatas e eficientes para minimizar os impactos da seca, com ações emergenciais para garantir o abastecimento de água e apoiar os agricultores afetados”, afirmou Themístocles.
Themístocles Filho também falou sobre a BR-222, que passa por quatro estados (Piauí, Maranhão, Ceará e Pará) e possui 1.352 quilômetros de extensão. “A BR-222 é uma rodovia fundamental para o Brasil. Ela passa por quatro estados, tem 1.352 quilômetros de extensão e falta apenas um trecho de 60 quilômetros para sua conclusão total. Finalizar essa obra é essencial para melhorar e impulsionar o desenvolvimento de diversas comunidades ao longo do seu trajeto”, destacou.
Outro ponto de destaque foi o avanço das obras de pavimentação da Rota do Leite. A rodovia interliga os municípios de Esperantina, Batalha, São José do Divino e Caraúbas, seguindo pela BR-343 — que liga Teresina a Luís Correia — até Cocal da Estação, Barra Grande e Viçosa. São José do Divino é atualmente a cidade que mais produz leite no Piauí.
Segundo o vice-governador, “a finalização dessa estrada vai facilitar o escoamento da produção de leite, grãos e outras mercadorias, beneficiando diretamente a economia da região Norte do Piauí e de todo o estado”.
A pauta da educação também ganhou espaço. Themístocles anunciou o andamento da implantação de três novos campi do Instituto Federal do Piauí (IFPI), localizados nos municípios de Esperantina, Barras e Altos. A expectativa é de que essas unidades beneficiem mais de 1.400 alunos, com a oferta de cursos técnicos e de nível superior. “Investir em educação técnica é fundamental para preparar nossos jovens para o mercado de trabalho e estimular o desenvolvimento das regiões”, pontuou.
As ações reforçam o compromisso do Governo do Estado em garantir melhorias estruturais, educacionais e econômicas para a população piauiense.