INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Vice-Governadoria do Estado do Piauí
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
THEMÍSTOCLES FILHO ACOMPANHA EVOLUÇÃO DO CRONOGRAMA DA NOVA MATERNIDADE
THEMÍSTOCLES FILHO ACOMPANHA EVOLUÇÃO DO CRONOGRAMA DA NOVA MATERNIDADE
 
AGENDA EM BRASÍLIA COM GOVERNADORES DO NORDESTE
AGENDA EM BRASÍLIA COM GOVERNADORES DO NORDESTE
GOVERNADOR EM EXERCÍCIO, THEMÍSTOCLES FILHO, RECEBE HOMENAGEM DO TCE-PI
GOVERNADOR EM EXERCÍCIO, THEMÍSTOCLES FILHO, RECEBE HOMENAGEM DO TCE-PI
 
INAUGURAÇÃO DA DUPLICAÇÃO E RESTAURAÇÃO DA BR-316
INAUGURAÇÃO DA DUPLICAÇÃO E RESTAURAÇÃO DA BR-316
+ Mais Galerias de Fotos...
Governo do Estado inaugura o Porto Piauí, obra que pode dobrar o PIB do estado
14/12/2023 - 10:19  
  
Twitter 
Google+ 
Inauguração Porto Piauí

Quarta-feira, dia 13 de dezembro de 2023. Uma data que entra para a história. Após décadas de espera, o Piauí passa a contar, pela primeira vez, com um porto marítimo. Com a chegada do navio da Marinha do Brasil ao mar de Luís Correia, o governador Rafael Fonteles inaugurou a obra, tão aguardada pelos piauienses.

Rafael Fonteles comemorou a inauguração dessa primeira etapa do porto, que já nasce explorando as potencialidades do estado. “O Piauí era o único estado com litoral que não possuía um porto e isso, sem dúvidas, atrapalhava o nosso desenvolvimento. Agora, possuímos um porto que só está na primeira etapa, teremos várias outras nos próximos meses e anos. Por ser um porto novo, já está nascendo com os terminais que apontam para o futuro, como o terminal de amônia, transformando o Piauí nesse hub mundial do hidrogênio, além do terminal de grãos e o terminal pesqueiro, que vai beneficiar primeiramente a cadeia da pesca”, disse Fonteles.

O vice-governador, Themístocles Filho, falou sobre o porto que começou a ser desenhado na década de 1960. “Esse é um sonho que se tornou realidade agora. Aqui começou com Alberto Silva, e cada governador ajudou. E agora o governador,Rafael Fonteles, coloca em prática a primeira etapa do Piauí. Vai ajudar muito o estado do Piauí, no seu desenvolvimento. E o Piauí vai ter o seu porto para a importação e exportação. É uma questão de tempo. Quem ganha é o povo piauiense!”, disse o vice-governador. 

Rafael defendeu ainda que, com o nascimento do porto, a economia do estado pode mais do que dobrar. “Com a finalização do terminal pesqueiro e da indústria de pesca, iremos mais que dobrar o PIB de Luís Correia. E quando tivermos todos os terminais finalizados, não podemos nem mensurar o impacto que isso vai gerar. O Piauí vem crescendo na área da agropecuária, industrialização dos grãos, desenvolvimento de biocombustíveis, frigoríficos, e levando em consideração que seremos o maior fornecedor de energia limpa para o Brasil e para o mundo, sem sombra de dúvida, iremos mais que duplicar o PIB do Piauí”, complementou o governador.

A presidente do Porto Piauí, Maria Cristina, destaca os potenciais e os impactos imediatos da instalação do porto no litoral piauiense. Para ela, o porto irá agregar mais valor a produtos locais. “Iremos iniciar com operação de grãos e fertilizantes, uma demanda dos nossos produtores do sul do Piauí, que fazem o escoamento de toda a produção para outros portos mais distantes. Esse é o primeiro valor agregado ao porto, porque estaremos operando um produto que já é nosso. Além deste, surgem outras oportunidades, como o hidrogênio verde e o terminal pesqueiro, que será de grande valia, em especial para a comunidade pesqueira local, que agrega mais valor a esta cadeia local que já existe, mas precisa de uma maior organização para melhorar e desenvolver mais ainda”, desenvolveu.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, detalha a infraestrutura entregue nesta primeira etapa e os próximos passos para investimentos no equipamento. “Entregamos o porto com acesso para pequenas, médias e grandes embarcações. Temos também uma retroárea para as empresas que aqui irão investir e um parque de mercadoria com 18 mil metros quadrados. Teremos mais dois pátios a serem entregues a partir do primeiro semestre de 2024. Entregamos ainda as vias de acesso, urbanização da área, a guarita de acesso e o centro administrativo”, detalhou.

O Porto Piauí teve sua primeira fase concluída, com mais de R$ 110 milhões investidos nesta etapa, que consiste no Terminal Pesqueiro, estrategicamente pensado para impulsionar a cadeia de pescado do estado. Com o porto, o Piauí vai poder exportar e importar mercadorias pelo próprio território, gerando impostos e renda que beneficiarão a economia local.


Com informações de: : Redação CCOM

Vice-Governadoria do Estado do Piauí
© 2016. Todos os direitos reservados.